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A PRECARIEDADE DO TRANSPORTE RODOVIÁRIO BRASILEIRO PARA O ESCOAMENTO DA PRODUÇÃO DE SOJA DO CENTRO-OESTE: SITUAÇÃO E PERSPECTIVAS AgEcon
Capacle, Vivian Helena; Ramos, Pedro.
A região Centro-Oeste do país se destaca como um pólo produtor de soja e essa produção é escoada, em sua maioria, por meio de rodovias. Pela crise fiscal do Estado, a partir dos anos 80, a malha rodoviária brasileira perde participação nos recursos públicos para investimentos em sua ampliação, conservação e restauração e, essa escassez de investimentos nas rodovias tem reflexos sobre a competitividade internacional da soja dos cerrados, uma vez que o principal modal utilizado para o escoamento dessa produção para os portos das Regiões Sul e Sudeste é o modal rodoviário cujas vias estão em estado precário de conservação, com destaque para trechos das rodovias BR 163 e BR 364 que são vias importantes na região do Centro-Oeste. Por conta disso, 25% da receita...
Tipo: Conference Paper or Presentation Palavras-chave: Infra-Estrutura de Transportes; Rodovias; Soja; Competitividade; Transportation Infrastructure; Roads; Soy Bean; Competition; Agribusiness.
Ano: 2008 URL: http://purl.umn.edu/109376
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A precariedade do transporte rodoviário brasileiro para o escoamento da produção de soja do Centro-Oeste: situação e perspectivas Rev. Econ. Sociol. Rural
Correa,Vivian Helena Capacle; Ramos,Pedro.
O Centro-Oeste do Brasil se destaca como um pólo produtor de soja. Pela crise fiscal do Estado, a partir dos anos 80, a malha rodoviária brasileira perde investimentos públicos para sua ampliação, conservação e restauração, refletindo na competitividade internacional da oleaginosa dos cerrados. Isso porque o principal modal utilizado para o escoamento da produção do grão aos portos das regiões Sul e Sudeste é o rodoviário, com destaque para as rodovias BR 163 e 364. Por conta da inadequação desse modal às características do produto e às longas distâncias percorridas, aliada ao estado precário de conservação da malha rodoviária do País, 25% da receita de vendas da produção de soja está comprometida com os custos internos de transportes. Neste trabalho,...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Infraestrutura de transportes; Rodovias; Soja; Competitividade.
Ano: 2010 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20032010000200009
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Efeito da implantação de rodovias no cerrado brasileiro sobre a fauna de vertebrados - DOI: 10.4025/actascibiolsci.v28i3.215 Biological Sciences
Prado, Tiago Rodrigues do; UCG; Ferreira, Anamaria Achtschin; UFG Anapolis; Guimarães, Zara Faria Sobrinha; UNB.
A fragmentação de hábitat causada pela ação humana vem sendo um dos grandes desafios para a biologia da conservação. A construção de estradas é um mecanismo de fragmentação de alto impacto, removendo a cobertura vegetal original, gerando efeito de borda e alterando a função e estrutura da paisagem, em contraste com a necessidade e o alto valor econômico imposto pela sociedade humana. Neste sentido, este estudo teve como objetivo avaliar o impacto da estrada na comunidade de fauna silvestre do Parque Altamiro de Moura Pacheco associada à presença da rodovia (BR-153/GO-060). Durante um ano de pesquisa, foram registrados 141 animais mortos por atropelamento. Os resultados do presente estudo, conduzido de Agosto/2003 a Julho/2004, foram comparados e analisados...
Palavras-chave: 2.05.00.00-9 Ecologia fragmentação; Efeito antrópico; Rodovias; Animais silvestres; Conservação.
Ano: 2007 URL: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciBiolSci/article/view/215
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Estudo de áreas suscetíveis a movimentos de massa na Rodovia RS-486 – Rota do Sol PFB - Pesquisa Florestal Brasileira
Monguilhott, Michele; Saldanha, Dejanira Luderitz; Sebem, Elódio; Souza, Sergio Florêncio de.
O desenvolvimento de novos aglomerados urbanos, bem como a necessidade de escoamento da produção de bens e a maior circulação de pessoas, exige a intervenção do homem em espaços antes não habitados ou preservados da interferência humana. Obras de infraestrutura têm efeito direto sobre os ecossistemas e a RS 486 provoca, além do impacto visual na paisagem, uma forte fragmentação no bioma Mata Atlântica. A retirada da vegetação no entorno da rodovia pode facilitar a ocorrência de desastres naturais relacionados com mudanças na geomorfologia e nos processos intempéricos, resultando em erosão e acomodação do solo. Com o objetivo de mapear áreas vulneráveis e suscetíveis a movimentos de massa na sub-bacia hidrográfica do Rio Três Forquilhas, ao longo da rodovia...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Vulnerabilidade; Movimento de massa; Bioma; Rodovias; Geoprocessamento; Sensoriamento remoto. Vulnerability; Mass movements; Biome; Roads; Geoprocessing; Remote sensing..
Ano: 2010 URL: http://pfb.cnpf.embrapa.br/pfb/index.php/pfb/article/view/142
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